Cadastre-se e receba o melhor conteúdo sobre a ABC Construções:

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

Retrô, antigo e vintage são expressões comumente usadas no mundo da moda, design e decoração e, no mundo dos arquitetos, são muito utilizados nos projetos de decoração.

Cada vez mais, estes estilos têm recebido uma leitura contemporânea por designers de móveis e produtos, mas é bom saber que cada uma tem uma definição e faz referência a um elemento diferente.

Por isso mesmo hoje vamos entender um pouco da diferença entre uma decoração vintage, retrô e antiga. Vamos ver?

 

Decoração Vintage

Ao contrário do que muita gente pensa, o vintage não tem nada relacionado a atualidade, muito pelo contrário, as peças para serem consideradas vintage, precisam ter no mínimo 20 anos de existência e não podem ter sofrido nenhuma alteração de estrutura, cor ou usabilidade.

Para compor uma decoração vintage, você precisa unir objetos que tragam harmonia e um pouco da história de sua época. Objetos como jarros, pratarias, móveis e quadros, relatam os estilos de uma época, geralmente vivida entre os anos 1920 e 1940.

Uma dica importante para atestar uma decoração vintage, é observar a procedência dos objetos, eles precisam ser originais e não podem sofrer nenhum tipo de reforma.

 

Decoração Retrô

Essa decoração é a queridinha entre os jovens, pois faz uma releitura inteligente de décadas passadas com a atualidade de objetos modernos. Esse estilo muito utilizado hoje, remete a objetos utilizados na decoração de lares entre os anos 1950 e 1960.

Para fazer a sua decoração retrô, basta unir eletrodomésticos coloridos, telefones com discagem e móveis com pés palito, muito utilizados e facilmente encontrados em lojas de decoração.

O estilo retrô é muito forte atualmente e vem sendo utilizado em salas, quartos e até mesmo em varandas.

Conheça apartamentos modernos com excelentes varandas para você abusar da imaginação na hora de decorar.

 

Decoração Antiga

Para caracterizar objetos de decoração como antigos, eles precisam ter no mínimo cem anos e não ter sofrido nenhuma mudança ou reforma em sua forma ou uso. Precisam ser genuinamente originais.

Além do tempo, que é um fator predominante na avaliação dessas peças, existe também o apego sentimental dos donos pelos objetos, já que geralmente são passados de geração.

Mas se você sonha em ter uma decoração antiga no seu lar, não desista, existem várias lojas de antiguidades e até mesmo galerias de arte, que comercializam objetos com essas características, porém, já ressaltamos que terá que gastar um pouco mais.

Seja qual for a decoração da sua escolha, invista em um imóvel que lhe proporcione o espaço que você precisa para colocar em prática toda a sua criatividade na hora de decorar os ambientes.