Cadastre-se e receba o melhor conteúdo sobre a ABC Construções:

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

Se você gosta de inovar e sempre fazer pequenas mudanças no seu lar, esse conteúdo é pra você! Vamos te ensinar algumas dicas infalíveis e muito práticas para aproveitamento dos espaços do seu apartamento. Um espelho, uma cor específica de parede ou até mesmo a remoção de uma parede, podem fazer toda a diferença na sua decoração. Vamos ver?

1. Espelhos

Aquele velho e tradicional truque de ambientação com espelhos é utilizado até hoje. É um dos melhores truques de ilusão de óptica. O uso de espelhos em paredes é ideal para deixar o ambiente amplo e dar a sensação de conforto.

Espelhos são uma excelente alternativa, porém, é preciso ter cuidado com os exageros. É ideal que sejam usados em ambientes menores, geralmente são aplicados em paredes inteiras de banheiros, sala ou cozinha. Não precisa encher o apartamento de espelhos, pois com isso você pode prejudicar a decoração e estética do ambiente.

Espelhos muito pequenos, não fazem muita diferença na decoração e terminam sendo apenas um lugar para ajeitar o cabelo.

2. Escada

A escada é o ambiente em que mais podemos usar e abusar da criatividade. Nela, é possível realizar centenas de modificações e ambientações. Como não podemos colocar aqui todas as ideias, vamos deixar algumas dicas mais relevantes.

Miniescritório

Dependendo do tamanho e do modelo de sua escada, você pode colocar até dois postos de trabalho embaixo dela, com escrivaninha e computador. Você também pode incluir quadros ao redor e deixar o ambiente ainda mais aconchegante.

Gaveteiro

Esta também é uma boa ideia para um melhor aproveitamento de espaço. Você pode pedir para um marceneiro fazer as gavetas do tamanho de cada degrau e adaptá-los. O ideal é que sejam até 3 degraus.

Estante de livros ou armário de utilidades

Incluir um móvel abaixo da escada também é uma excelente dica para aproveitamento de espaço. Você que define o que precisa fazer com o móvel e o local, de acordo com a sua necessidade.

3. Móveis integrados

Utilizar móveis para melhor aproveitamento dos espaços é uma estratégia de decoração muito antiga e funcional. Eles se tornam objetos de decoração e agregam funcionalidade.

Conforto e funcionalidade do espaço são imprescindíveis, por isso os móveis devem obrigatoriamente ser mais funcionais e compactos.

Pense nisso, na hora de comprar os móveis do seu novo apartamento!

4. Cores com profundidade

O jogo das cores com ilusão de óptica é essencial na escolha da sua decoração. Antes de escolher a cor ideal, converse com o seu arquiteto e tente alinhar o seu gosto com as possibilidades de sofisticação das cores.

Não adianta ditarmos uma cor ideal para você, afinal, você precisa analisar quais os espaços que necessitam de um maior cuidado na hora da escolha das cores. Mas é claro que não vamos te deixar na mão, separamos algumas cores importantes e suas características. Confira:

Amarelo

Transmite luz e desperta a criatividade. Essa cor é ideal para ambientes escuros, pois criam ilusão de luz natural. Você pode usar o amarelo em quartos infantis, banheiros e cozinha. Combinado com madeira, ele traz uma sensação de tranquilidade e bem-estar.

Laranja

Diminui a fadiga e desperta o apetite. Essa cor é ideal para ambientes rústicos e combina bem com a madeira e o couro.

Azul

Uma cor extremamente relaxante e que estimula o sono. Obviamente, é ideal para dormitórios e ambientes de relaxamento como varandas.

5. Espaços integrados

Quando você escolhe um imóvel, logo começa a pensar em como transformá-lo para ficar do seu jeito, não é verdade?

Para deixar os espaços integrados, as intervenções mais comuns são de sala com sala de estar ou cozinha com área de serviço. Elas deixam o apartamento mais amplo e aconchegante. Uma das novidades é a abertura de paredes da varanda para integrá-la com a sala, e a inclusão de espaço para um café da manhã na varanda está super em alta!

Conheça opções de apartamentos de luxo amplos e prontos para morar

Assine grátis o nosso conteúdo!
Deixe o seu melhor e-mail na nossa newsletter, localizado no topo da página!