Cadastre-se e receba o melhor conteúdo sobre a ABC Construções:

Obrigado por se cadastrar!
Desculpe, mas algo deu errado. Por favor, tente novamente.

Certamente você já se deparou com a expressão “Gentileza gera gentileza” por aí, não é mesmo? A célebre frase do pregador urbano José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, saiu das paredes de um viaduto na zona portuária do Rio de Janeiro para inspirar pessoas pelo Brasil e pelo mundo. Tem até uma data especial para promover esse gesto de atenção e cuidado com o outro: dia 13 de novembro, Dia Mundial da Gentileza.

Delicadezas à parte, a expressão ganhou força justamente por desafiar outras pessoas a praticá-la, provocando uma corrente do bem infinita.

*Gentileza, substantivo feminino. Qualidade ou caráter de gentil. Ação nobre, distinta ou amável. Ternura, delicadeza. 

 

Gentileza é pensar no outro

Foi esse propósito que inspirou a ABC Construções, e seus parceiros estratégicos, a colocar em prática uma ideia inovadora e pioneira no Brasil: transformar o tapume da obra em um espaço de gentileza urbana. E o que normalmente seria apenas um muro de concreto com mensagens publicitárias, deu vida a um espaço de livre acesso que valoriza a convivência, a prática de atividades esportivas e o bem-estar coletivo, presenteando a orla de João Pessoa e seus frequentadores, incluindo os PETs, com um ambiente mais seguro e humanizado, que consolida a vocação do lugar.

Gentileza para PETs. Eros se hidratando durante o passeio na orla. Foto: Caio d’Lima e Moura

Em essência, o espaço Unity preenche com vida o hiato urbano de que obra é sinônimo de sujeira e barulho, influenciando positivamente seu entorno antes mesmo de ser construído. O conceito do empreendimento é justamente esse: valorizar e atrair as pessoas para atividades ao ar livre, estimular relações sociais e democratizar os espaços de convivência, derrubando os muros e padrões que impedem a complementaridade natural dos ambientes.

 

Gentileza gera mais segurança

Assim como gentileza gera gentileza, espaços que estimulam a permanência e a convivência geram mais segurança. Segundo o artigo de Ben Rogers, publicado na coletânea “Make Good – shaping places for people”, isso é uma via de mão dupla: “As pessoas estarão na rua se sentirem segurança. E a rua estará mais segura se as pessoas estiverem nelas”. 

 

Gentileza gera gentileza urbana

Fachada completa do Espaço Unity, na orla do Cabo Branco, em João Pessoa/PB
Foto: Marcelo Rodrigues

 

As iniciativas pioneiras da ABC Construções estão se consolidando como marcos no mercado da construção civil da Paraíba. Após transformar os tapumes em painéis-vitrine no empreendimento Mardisa Design, também no Cabo Branco, a ABC Construções lança com exclusividade o conceito de gentileza urbana integrado ao empreendimento Unity, na orla de João Pessoa. Um espaço de convivência criado em parceria com a paisagista Patrícia Lago, o estúdio de design Neopop Imaginária e a equipe de inovação da ABC Construções. O projeto do empreendimento recém-lançado ganhou repercussão nacional e vem conquistando, dia após dia, o reconhecimento de clientes, investidores, corretores e do público em geral. 

 

Gentileza gera carinho

Foram inúmeras as manifestações de reconhecimento e apoio à iniciativa inovadora da ABC Construções. Recebemos centenas de mensagens de agradecimento, elogios, menções, marcações e divulgação espontânea do espaço Unity nas redes sociais, no plenário da Câmara Legislativa e nos veículos de comunicação. Uma prova viva de que gentileza é carinho, consideração e respeito. 🙂 

 

Gentileza gera reconhecimento da Câmara Municipal de João Pessoa

 

O gesto de gentileza urbana do empreendimento Unity também foi valorizado pelo Poder Legislativo Municipal. O vereador Bosquinho (PSC) propôs, no dia 05/09/2019, votos de aplausos à iniciativa da ABC Construções e de seus Diretores. O exemplo também inspirou o vereador Thiago Lucena (PMN), autor da proposta do Projeto de Lei que trata sobre a desburocratização de serviços de zeladoria, sobre a possibilidade de financiamento coletivo das despesas desses serviços.

 

Gentileza gera…

Coco geladinho para repor as energias durante a atividade física. Ação de ativação da ABC em frente ao Espaço Unity.

Por fim, fica comprovado o poder que a gentileza tem de transformar o cotidiano das pessoas e criar uma corrente positiva de ações. Gestos simples e, ao mesmo tempo, grandiosos como cumprimentar as pessoas com um sorriso, ajudar alguém a atravessar a rua e respeitar os direitos do outro transmitem atenção e cuidado na vida em sociedade. E como gentileza também é um ato de ternura, fica aqui o nosso agradecimento por você ter lido este artigo até o final. E não se esqueça de praticar gentileza no dia a dia, afinal, gentileza gera muito mais que gentileza.